O I Encontro de Teoria de Computação é um evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação 2016, e será realizado nos dias 04 e 05 de julho, em Porto Alegre
Apresentação
O I Encontro de Teoria da Computação (ETC 2016) é um fórum voltado para a grande área de Teoria da Computação, sendo proposto por membros da Comissão Especial em Algoritmos, Combinatória e Otimização (CE-ACO), com objetivo de promover uma maior divulgação da área para a comunidade brasileira de computação e afins, através do principal evento da SBC, o XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC).
Este evento é voltado para alunos de graduação e Mestrado/Doutorado, mas também visa proporcionar uma maior integração entre os pesquisadores e profissionais que atuam na área, seja com enfoque em teoria pura ou em aplicações, estimulando a discussão da importância dos fundamentos da computação e sua aplicação direta no entendimento e resolução de problemas das mais diversas áreas e segmentos de mercado.
Este ano o Congresso da SBC discutirá "Computação e Interdisciplinaridade" e o I ETC está bem contextualizado com esta temática, pois visa mostrar através das palestras plenárias e dos trabalhos aceitos, a diversidade de conteúdos e a total interação com outras disciplinas da Computação e de outras áreas.
Neste sentido, convidamos a comunidade a compartilhar resultados de pesquisa por meio da submissão de resumos de no máximo 4 (quatro) páginas, seguindo o modelo de artigo da SBC (feito em latex preferencialmente, ou doc, mas, submetendo o pdf do artigo), abrangendo tanto pesquisas em nível de pós-graduação como também iniciação científica na graduação.
- Algoritmos (análise e projeto de algoritmos, algoritmos exatos, algoritmos aproximativos, heurísticas, algoritmos randomizados, algoritmos distribuídos, algoritmos locais, algoritmos online, algoritmos paralelos).
- Complexidade Computacional (análise de problemas e algoritmos, prova de NP-completude, prova de polinomialidade, classes de complexidade de tempo e espaço, algoritmos, aplicações).
- Otimização Combinatória (estruturas combinatórias, combinatória poliédrica, matemática discreta, problemas clássicos, algoritmos exatos e aproximados, algoritmos de busca global e busca local, programação por restrições, otimização multiobjetiva, otimização estocástica, otimização em redes, modelagem e aplicações).
- Programação Matemática (formulações, programação linear e não-linear, programação inteira, métodos de pontos interiores, métodos de enumeração, métodos de corte no plano, branch-and-bound, branch-and-cut, branch-and-price, branch-cut-and-price, métodos híbridos exato-heurístico, programação dinâmica, etc).
- Teoria dos Grafos (caracterização estrutural, classes de grafos, reconhecimento, problemas clássicos, grafos aleatórios, grafos espectrais, desenho e layout de grafos, teoriaespectral, complexidade, algoritmos, aplicações).
- Geometria Computacional (espaços métricos, geometria de distâncias, algoritmos geométricos,estruturas baseadas em propriedades geométricas, estruturas espaciais, aplicações).
- Computabilidade (métodos e linguagens formais, autômatos, modelos teóricos, computabilidade de Turing e generalizações, teoria da prova, teoria da recursão, reduções, decidibilidade, conjuntos enumeráveis, matemática reversa, aplicações).
- Aplicações em outras áreas de conhecimento e problemas práticos (apoio à tomada de decisão, astronomia, biologia computacional, compiladores, economia, escalonamento, estatística, engenharias, estrutura molecular, pesquisa operacional, processos produtivos, robótica, reconhecimento de padrões, redes de computadores, redes complexas, redes livres de escala e redes web, segurança de código, sistemas e redes, sistemas paralelos e distribuídos, teoria de códigos, teoria de conjuntos, teoria dos números, teoria dos jogos, visualização de dados, aplicações com grandes massas de dados, aplicações dinâmicas, aplicações de tempo real).